Joaquín Cortés

Bailarino

Joaquín Cortés é um mais prestigiados bailarinos do mundo. Começou a dançar em Madrid aos 12 anos tornando-se numa das grandes estrelas da dança. Depois de deixar o Ballet Nacional começou a ascensão da sua carreira junto a personalidades da dança mundial. Passou por vários países. Nesta altura também criou a coreografia Carmen para a Arena de Verona.

Em 1992 criou a sua própria companhia “Joaquín Cortés Ballet Flamenco” com várias produções de destaque. Estreou-se no cinema no filme de Pedro Almodovar, La Flor de Mi Secreto e em seguida teve uma participação no filme Flamenco, de Carlos Saura. Em Nova Iorque, começou a trabalhar com a coreógrafa Debbie Allen com quem atuou na cerimónia dos Óscares. No mesmo ano, regressa a Espanha e participa na abertura dos Mundiais de Atletismo de Sevilha. Ao mesmo tempo sai em tournée mundial com o seu espetáculo Soul, destacando-se o arranque da tournée de Jennifer Lopez em Porto Rico.

Em Portugal estreou Mi Soledad, espetáculo que passou pelo Coliseu do Porto. E no Estádio da Luz, participa na cerimónia das Novas 7 Maravilhas do Mundo dançando ao lado de Dulce Pontes e José Carreras. Em Novembro de 2019, foi com grande apoteose e mais de 6 mil pessoas na plateia, que Joaquín Cortés regressa aos grandes palcos mundiais, dando sua alma a um incrível espetáculo intitulado “Essência”, que decorreu no Teatro de Natal de Galatsi, em Atenas.

Depois de alguns anos a recuperar de uma lesão, o maior bailarino flamenco de todos os tempos, embarca numa nova jornada de emoções, dando assim o pontapé de saída para uma tour mundial, com 40 músicos e bailarinos em palco, cenários, figurinos, e projeções exclusivas.