áTOA
Banda
O nome deriva dos primeiros tempos da banda, já que tudo parecia acontecer “à toa”: começaram a banda sozinhos e escreviam canções quando lhes apetecia. Mas estes rapazes de Évora seguiram um caminho que de aleatório não tem nada: depois de vencerem o programa Tradiio e assinarem com uma editora, lançam os seus temas e desde então foram nomeados para dois Globos de Ouro (Artista Revelação e Melhor Banda) e Prémio Revelação da Rádio Nova Era.
Em 2015 apresentaram o seu álbum de estreia, “Idade dos Inquietos“. Seguiram-se os singles “A Cada Passo”, “Queria Ser” e “Já Não”, que resultaram no lançamento do EP “Sem Noção” em 2017. Estes sucessos valeram-lhes uma tour com mais de 200 concertos pelo país inteiro, incluindo no MEO Sudoeste e MEO Marés Vivas, dois dos maiores festivais portugueses. Em 2019 lançaram o álbum “Sem Medos”, com uma sonoridade mais madura em que os três membros que hoje compõem a banda – Guilherme Alface, João Direitinho e Mário Monginho – provaram ser, além de compositores e autores exímios, excelentes produtores ao co-produzirem o álbum com Twins.
Temas como “Hoje” e “Pensamento” estabeleceram a influência da banda tanto no espaço digital como na rádio e são provas dadas da qualidade do trabalho da banda. Além de comporem para outros artistas, os ÁTOA lançaram em 2022 “Super-Herói” que marca o início do trabalho com a Valentim de Carvalho. O mais recente single “Drunk Again” também resultado desta parceria.