Maria Elisa Domingues

Jornalista

Maria Elisa foi a Primeira Mulher na Europa a ser Diretora de Programas de um canal de televisão, em 1981, ano em que começou a sua carreira televisiva como apresentadora do Telejornal, na RTP. Em 1998 foi nomeada, mais uma vez, como Diretora de Programas da RTP, sendo reconhecida pelo seu trabalho. A partir de 2000 foi apresentadora no programa “Quem Quer Ser Milionário?” do canal televiso RTP. Voltou como apresentadora em 2006 no programa “Os Grandes Portugueses” no mesmo canal.

Sempre teve uma grande paixão por literatura e por línguas. Como tal, escreveu o seu primeiro livro em 2008 com o título “Viver com Fibromialgia”, pela Editora Gradiva. Devido à sua vida pessoal, decidiu publicar mais um livro, com o título de “Amar e Cuidar”, em 2012, através da Editora A Esfera dos Livros, sendo um dos livros mais tocantes e intensos de Maria Elisa. Em 2015, “Confissões de Uma Mulher Madura”, através da mesma Editora. O último título lançado foi “40 Anos do SNS”, em 2019.

Maria Elisa publicou também centenas de crónicas, reportagens e entrevistas. Lançou a revista Marie Claire Portugal, criou e dirigiu o Serviço de Comunicação da Fundação Calouste Gulbenkian (1995-1998).

Assertiva nas palavras e dedicada nas ações, Maria Elisa teve um destaque importante na política. Foi assessora de imprensa da primeira-ministra Maria de Lourdes Pintasilgo. Em 2002 foi eleita deputada, na lista PSD de Castelo Branco, para a Assembleia da República.
Foi conselheira cultural da Embaixada de Portugal em Londres entre 2004 e 2006.

Em 2023, sobe ao palco para a peça “Cartas de amor”, um clássico da Broadway que será apresentado pela primeira vez em Portugal.