Nelson Évora

Campeão Olímpico e Palestrante

Nelson Évora foi projetado para as atenções do grande público em 2004, quando, com apenas 20 anos, representou Portugal nos Jogos Olímpicos em Atenas. Em 2007, o atleta participou no Campeonato Europeu em Pista Coberta em Birmingham no triplo salto, obtendo o 5.º lugar. Nesse mesmo ano, nos Mundiais de Osaka, Nelson Évora entra para a história, sagrando-se campeão do Mundo de triplo salto com a espetacular marca de 17,74m. No ano seguinte foi Campeão Olímpico em Pequim, realizando um dos seus sonhos de criança. Numa prova difícil, Nelson acabou a competição ao 4º ensaio, registando um salto de 17,67m.

Apesar de várias lesões consecutivas, Nelson demonstrou a sua força de vontade ultrapassando-as; tanto que em 2015 conseguiu a Medalha de Ouro nos Europeus e a de Bronze nos Mundiais. Em 2017 voltou a destacar-se com a renovação do título europeu e uma Medalha de Bronze no Mundial, e em 2019 conquistou a Medalha de prata no Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta em Glasgow. Recentemente, Nelson brilhou em competição nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2021.

Nelson participa em várias palestras no âmbito do desporto e da alimentação saudável. Durante o confinamento, devido à Covid-19, foi um dos poucos rostos assíduos nos lives do Bruno Nogueira “Como é que o Bicho Mexe?”, em 2020.