Rita Salema

Atriz e Professora

Assim que acabou de estudar, Rita Salema começou a apostar na sua carreira televisiva e, em 1984, participou na série infantil “Fui de Visita à Minha Tia a Marrocos”, mais tarde na série “Estrada Larga”, ambas na RTP. De 1990 a 1997 começou a participar em peças de teatro, séries, programas, tendo passado por vários canais televisivos, como é o caso da RTP, TVI e SIC. Entre os seus numerosos projetos destacam-se o programa “Bom Baião”, e inúmeras séries e novelas como “Jardins Proibidos”, “Morangos com Açúcar”, “Inspector Max” ou “Floribella”.

Em 2019, Rita coapresentou o programa da TVI “Ver P’ra Crer”, um formato dinâmico de perguntas/respostas. O Cinema sempre foi uma grande paixão e é convidada, desde 1990, para participar em variadíssimos filmes. Começou com “Prelúdio e Fuga”, na RTP, contando com a realização de Carlos Barradas. Logo após demonstrar o seu valor foi convidada no ano seguinte para entrar no filme “Uma Mulher Livre”.

A sua experiência e repertório levaram-na a adquirir um novo papel: o de professora. Rita dá aulas de Teatro a alunos de todas as idades; uma experiência, admite, muito enriquecedora. Os seus alunos, e o público português, podem ver a atriz diariamente em “Festa é Festa”, uma das novelas de sucesso da TVI.