Rui Unas
Humorista, Ator, Produtor e Apresentador de TV
Iniciou a sua carreira, em 1996, com a apresentação do programa juvenil “Alta Voltagem”, na RTP. Nos anos seguintes, apresentou programas como “Curto Circuito”, “Cabaret da Coxa”, “Show do Unas”, “5 Para a Meia Noite”, “Vale Tudo” ou “Agarra a Música”. Rui foi também convidado a participar no primeiro “Lip Sync Portugal”, transmitido na SIC, do qual saiu vencedor. Atualmente, podemos ver o seu trabalho enquanto ator na telenovela “Sangue Oculto”, da SIC e nos palcos em Portugal com a peça que tem esgotado salas “Trair e Coçar É Só Começar”.
Ainda no mundo da Representação, participou em vários formatos, desde telenovelas, séries, cinema ou teatro. Integrou o elenco de telenovelas como “Podia Acabar o Mundo”, “Sol de Inverno”, “Nazaré”, “Amor Amor” e ainda fez parte de várias séries televisivas como “Uma Aventura”, “Último a Sair” e “Sal”, onde foi protagonista. No cinema, interpretou papéis de destaque em “O Crime do Padre Amaro”, “Pátio das Cantigas”, “Malapata” e “Ladrões de Tuta e Meia”. Já no Teatro, Unas formou parte dos elencos de “O Mistério de Irma Vap”, “Cenas Suburbanas” ou “Pedras no Bolso”, ao lado de Diogo Morgado.
Rui Unas foi um dos pioneiros no digital em Portugal. Produzido, idealizado e apresentado pelo próprio, em 2015 cria o podcast “Maluco Beleza”, transmitido no seu canal de YouTube. Neste formato, conversa de forma informal e descontraída, sem vocabulário proibido e com uma abordagem inteligente, engraçada e sem tabus. No canal do YouTube, conquistou mais de 500 mil subscritores e conta com milhares de visualizações nos excertos dos episódios partilhados nas redes sociais do “Maluco Beleza Show”.